quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Garotos Antenados Critica - Percy Jackson e os Olimpianos Livro 1: O Ladrão de Raios (Rick Riordan)


OBS: CONTÉM SPOILER!

Após o Final da série Harry Potter, um buraco se abriu na literatura infanto-juvenil, e vieram algumas séries muito boas (como Crepúsculo e Eragon) para tentar fechar esse buraco. Mas de todas as séries, na minha humilde opinião, Percy Jackson é o mais forte candidato ao posto de sucessor do Bruxo mais famoso do mundo. Misturando elementos de mitologia grega e história, o leitor se delicia com as aventuras do semi-deus Percy Jackson.

A História começa com uma Rápida Ameaça: "Se durante esse livro você se identificar com alguma coisa, por menor que seja, feche-o! Pois você não sabe o perigo que estará correndo se eles te acharem". Percy Jackson é um garoto problemático de 12 anos que foi expulso de seis escolas em seis anos, e que durante seu ano na Academia Yancy, não sofreu nada de anormal, até um passeio escolar de final de ano, onde sua professora de iniciação a álgebra se transforma em uma fúria (Demônios Voadores Servos de Hades) e tenta matá-lo, mas ele mata-a com uma caneta-espada que ganhou de seu professor de latim. Após esse episódio, Percy acaba sendo expulso de lá também, e vai passar o verão com sua mãe em um chalé em Long Island, onde durante uma noite tempestuosa, Grover, o melhor amigo de percy na academia Yancy aparece em sua forma natural: Metade Humano, metade bode (ou seja, um sátiro), que avisa para a mãe de Percy que a hora chegou, e que eles devem mandar o garoto para o acampamento. Após alguma resistência, a mãe de Percy cede, e concorda em levá-lo para o acampamento. Sendo perseguidos pelo Minotauro, os três chegam à colina meio sangue, onde travam um duelo com a fera, que acaba matando a mãe de Percy, mas conseguem chegar ao acampamento meio-sangue, onde são esperados pelo sábio coordenador de atividades do acampamento, Quíron (em outras palavras, o treinador de Hércules e o professor de latim de Percy) e o Mal-Humorado Diretor do acampamento, Sr. D (o Deus do vinho, Dionísio). Então Percy é enviado para o chalé de Hermes (Há um chalé pra cada deus alojar seus filhos, mas é no de Hermes que ficam os que ainda não sabem quem é seu pai ou mãe), onde conhece Luke, o líder dos filhos desse Deus, e que ensina o garoto a lutar esgrima. Durante a Semana, conhece Annabeth, uma filha de Atena, quem vira sua melhor amiga. Após uma brincadeira chamada Capture a Bandeira, o time de percy ganha, e ele descobre quem é seu verdadeiro Pai: O Deus da água, Poseidon.

Ao Descubrir isso, ele entra numa grande jornada pelos estados unidos, atrás do raio roubado de Zeus, com o objetivo de acabar com a guerra civil entre os deuses.

Com uma trama engenhosa, misturando a realidade, com a mitologia, com a ficção, Percy Jackson é uma leitura muito boa. Prenda seu Fôlego, que você está adentrando uma aventura bem molhada.

NOTA: 9,4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, antenado! Sua opinião é importante!!! DIVULGUE-NOS!