domingo, 1 de agosto de 2010

Avatar e a Ecologia.

Bem, dizer aqui que Avatar é a maior bilheteria de todos os tempos é tolice; dizer que é um bom filme, apontando os seus principais pontos positivos não é necessário, pois todos já sabem quais são. Por isso, irei fazer um pequeno texto sobre um aspecto pesadamente positivo no filme que poucos falam - e o pior, sequer notaram durante a exibição do filme( pois hoje a população só gosta de efeitos especiais em demasiada quantidade nas telas): a sua relação com a ECOLOGIA.

A princípio, o longa dirigido por James Cameron( Aliens, Exterminador do Futuro) é focado no personagem Jake Sully( interpretado por Sam Worthington), que vai para Pandora trabalhar no lugar do seu recém-falecido irmão, e ao chegar lá se apaixona profundamente por Neytiri, filha do chefe de uma sociedade de seres humanóides chamados Na'vi. Mas, para ficar com o seu grande amor, Jake deverá abandonar a sua vida antiga, chegando ao ponto de "trair" os seus amigos. Enfim, a história é clichê ao extremo, mas essa não é a essência principal de Avatar.

Após Uma Hora e Meia de filme, começamos a notar algo mais - uma mensagem passada por Cameron, que para alguns só é compreensível após a exibição do filme. Assistimos no filme um ato terrível que o próprio ser humano faz no nosso planeta; algo que está constantemente sendo citado na televisão, nos jornais, revistas e etc. O nome disso é A DESTRUIÇÃO DE FLORESTAS. "Caramba, já estamos cansados de ver isso na televisão, por que vão levar isso para o cinema, que é um local para a nossa diversão?" Eu diria que isso foi uma nobre tentativa do diretor( que
também roteirizou e produziu o filme, além de ter criado a tecnologia utilizada nele) de conscientizar a população de algo fatal. Ele mesmo citou isso quando esteve no Brasil, no início do ano, o que deixou ainda mais clara a tal
mensagem citada aqui anteriormente.

Assim como poucos do nós, seres humanos, a raça Na'Vi luta para a preservação ambiental de seu planeta. Mas o que nos diferencia deles é um detalhe um tanto quanto grandioso: eles vão lá e lutam pelo o que querem. Eu sei, há muitas pessoas ao redor do planeta que fazem isso, mas a sociedade atual está completamente desorientada - ela só pensa em dinheiro e diversão vinte e quatro horas por dia, e por isso precisamos de uma conscientização global; ou pelo menos uma medida extrema, que deve ser tomada por aqueles que nos representam: os políticos. Está bem, todo mundo fala mal deles, mas o problema é que ELES podem ser uma de nossas salvações. As eleições estão vindo ai, e é essa a hora em que podemos mudar tudo. Seria bem mais fácil se a quantidade de candidatos confiáveis fosse maior.
Agora voltando à ecologia, que é o que realmente importa: James Cameron consegue mostrar no filme que somos capazes de mudar a nossa situação: os Na'Vi vencem os humanos( que estavam armados até os dentes com uma tecnologia absurdamente poderosa) com arcos, flechas e algo que pode fazer a diferença: o trabalho em grupo. Jake Sully parte em uma viagem "recrutando" todos os povos Na'Vi existentes no planeta Pandora, para lutarem contra os invasores.

Isso, transportado para a nossa realidade, poderia ser:

Na'Vi: Nós, seres humanos.
"Invasores"( como sendo os causadores do problema): Nós, seres humanos.

O quê? Isso mesmo. Nós somos a causa. Nós podemos inverter essa situação desastrosa que está acontecendo no nosso planeta, basta que cada um de nossos seis bilhões de irmãos se disponham à nos ajudar, pois é possível mudar o mundo, mas só vai acontecer se trabalharmos em grupo.

Esse texto também está presente no Mídia e Ecologia.com, nosso parceiro!




3 comentários:

  1. Perdão BW eu discordo de você em certos pontos,primeiramente seu texto é muito bom e admito que não vi ninguém conseguir demonstrar essa relação como você ,mas não acredito que poucas pessoas não tenham percebido a relação de Avatar com a ecologia já conversei com muitas pessoas(ao vivo ou em fóruns)e quase todas conseguiram fazer essa relação e uma em que os humanos no filme seriam os EUA invadindo o Iraque.Outra coisa seria que Avatar seria um filme bom,que apesar de admirar a revolução que causou no cinema que na minha humilde opinião se compara com o surgimento dos filmes com aúdio,AVATAR possui uma historia que tirando a Lua Pandora é quase igual a de filmes como Dança com Lobos,Ultimo Samurai e ATÉ MESMO Pocahontas.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente, obrigado por comentar!
    Agora, vamos ao fatos:

    A concordo que a sua comparação dos EUA com o Iraque é ótima, mas não faria muito sentido colocar no texto, pois ele é voltado para a ecologia, entende?

    E quando digo que poucas pessoas viram a relação com a ecologia me baseio nas pessoas em que eu conheço que já viram o filme, e todos so souberam dizer que o filme é bom, sem nenhum argumento.

    Ae, já esta seguindo o blog? Se não, faça isso agora mesmo! Divulgue-o para os amigos e familiares, pois preciso muito de varias visitas diarias! Obrigado pela atenção e desculpe-me qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post que aborda um assunto bem reflexivo! Eu recebi um e-mail fazendo uma comparação deste filme com a Ecologia também, postarei lá no blog, um dia desses!
    Desculpe a demora, mas já postei ele, confira: http://midiaeecologia.blogspot.com/2010/07/avatar-e-ecologia.html
    E mais uma coisa, no próximo post que escrever para o Mídia e Ecologia.com, não publique ele aqui também, certo? Pois no meu blog eu quero artigos originais! Valeu!

    ResponderExcluir

Comente, antenado! Sua opinião é importante!!! DIVULGUE-NOS!