terça-feira, 30 de novembro de 2010

Earth 2150: The Moon Project


Produtores: TopWare Interactive, Zuxxex Entertainment.
Plataforma: PC
Lançamento: 2000
Gênero: RTS
Categoria: Games



Estratégia em 2D agora é coisa do século passado, Earth 2150 nos dá uma nova experiência em jogos de RTS, mas falemos de uma de suas expansões: The Moon Project.


A história desse jogo começa quando a Terra entra em conflito, não há mais motivo de nomear o número da guerra, 12 estados dos EUA se juntam e criam a UCS: United Civilized States e o império Asiático se junta com a Europa formando a ED: Eurasian Dynasty, os conflitos duram e perduram em 2140 (o 1º jogo da série), onde as novas armas nucleares conseguem modificar a orbita da Terra a levando perto demais do Sol, em 2150 o objetivo é único: escapar do planeta azul, outra facção se levanta, decendentes de colonizadores da Lua se juntam numa aliança pacífica chamada de LC: Lunar Corporation, que encontra túneis subterrâneos na Lua, provavelmente de aliens, nos túneis, discos de dados são encontrados, contendo projetos para um satelite em volta da Lua, LC aprova o projeto e a constrói, sabendo disso, UCS manda seus exércitos contra o projeto que fôra chamado de "Sunlight".

A história de Earth 2150 é um pouco diferente, visando apenas a fuga das facções dentro de uma Arca para Marte, prólogo para o jogo Earth 2160 lançado em 2006.
O jogo dispõe de unidades terrestres, aéreas e embarcações, todas podem ser modificadas como o jogador desejar.

As Facções:
OBS: Nenhuma delas é feita por alienígenas.


UCS - Como dito antes, é composto por 12 dos estados do antigo EUA. 
Características especiais - O exército é composto por Mechas, na maioria são robôs de duas pernas, o topo é onde se encaixam as armas. As armas vão de lança granadas, metralhadoras, canhões, lança mísseis e a especialidade: plasma. A coleta de recursos é rasoável, não é dificil mas não é facil, não é eficiente mas não é lenta, é necessário o uso de coletores para coletar os recursos da fonte e refinarias para transformar isso em créditos. A energia utilizada é similar a do ED, Usinas de energia nuclear, mas com um detalhe, pode ser expandida por transmissores de energia que custam mais barato do que ter que construir outra Usina perto do local.


LC - Decendentes de antigos colonizadores da lua, pacíficos e muito avançados na tecnologia, mesmo longe da Terra.
Características especiais - O exército é composto por Hovercrafts, carros que flutuam ou planam. Suas armas são similares ao do UCS, a diferença é que em vez de Plasma, são utilizadas armas que disparam cargas ou raios elétricos, essa é a única facção que não possui navios. A coleta de recursos é a mais simples, apenas necessita de uma construção que colhe os recursos, a mesma irá transformar em créditos. A construção também é simples, as construções são carregadas por transportadores de satélites até sua base, quase instantâneo. A energia é complicada, Coletores solares pegam energia solar durante o dia, e gastam durante a noite (pois existe mudança do dia para noite e vice-versa), porém se não for coletado o suficiente, você passa a noite às escuras.


ED - Khans Mongóis (da Mongólia, não estou xingando) se juntaram numa aliança Asiática e Européia e formaram a Dinastia Eurasiana, com as armas nucleares dos Coreanos fizeram a façanha de tirar a Terra da orbita. 
Características Especiais - Todos tem sotaque Russo... (não sei pq), o exército é formado por tanques e helicópteros pesados. Mesmo padrão de armas mas o que modifica é que em vez de plasma e eletricidade, eles possuem lazers. A construção é igual a do UCS, o construtor ativa a construção que vai se auto-construindo, construtivo, não? Os recursos são complicados de serem colhidos nessa raça, a maneira mais eficiente de pegar requer muita experiência e velocidade para não acabar sendo passado para traz pelos seus adversários. A energia vem de geradores de energia.

O jogo é diferente de outros jogos de RTS que possuem unidades já determidadas, esse jogo te permite criar as próprias unidades com a carroceria, armas e sub-armas que desejar, que estejam no seu alcance tecnológico.

Quando tiver preparado sua unidade, pode manda-la para a lista de produção, e se quiser fazer outra com configurações diferentes, sinta-se à vontade.
Outras peculiariedades: 

Na imagem da base UCS, pode-se perceber que é noite. As unidades e construções estão com as luzes ligadas, um item que é mais difícil ser notado é que em algumas construções, é possivel adicionar armas de defesa. Além dessas, você pode exceder os limites do cenário, criando tuneis subterrâneos, trincheiras, pontes, muros e dispositivos de teletransporte.

Além dos farois, a musica também modifica com a noite, dia ou durante um conflito.

As pesquisas aumentam de velocidade quanto mais prédios de pesquisa você possuir. O teritório de pesquisa é muito vasto, o que dificulta na escolha da melhor arma ou aprimoramento, novatos se dão muito mal nisso.

Existe o modo de multijogador, onde você acessa a EarthNet para jogar com pessoas online, é uma tortura para novatos, vão perder para um carinha qualquer mais experiente, os mapas mais utilizados são criados pelos proprios jogadores, pois o jogo possui uma ferramenta de contrução de mapas (detalhe, o jogo vem com um mapa chamado de Rio de Janeiro, tem até o Cristo Redentor). 

Os toturiais não ensinam muito bem. São apenas texto, não muito interativo, e não mostra os controles básicos, ferramentas e itens especiais, o que deixa o jogador com uma duvida maior do que a que tinha antes do toturial.

A campanha, é dificil. Mas é criativa, você tem uma base que fica com você durante todo o jogo, você cria as unidades lá e as manda para o mapa da missão, também pode mandar dinheiro, quando terminar a missão, é só trazer as unidades de volta à base e o dinheiro arrecadado. Isso é bom e ruim, caso você tenha uma baixa muito grande, você vai ter que lidar com ela na proxima missão, e como as missões são dificeis, isso vai te obrigar a repetir as missões mais de uma vez. Em outras palavras, treine no multijogador ou contra o computador antes de se aventurar nas missões.

Veredito:
+ Qualidade Gráfica
+ Qualidade Sonora
+ História
- Nivel de dificuldade das campanhas
+ Peculiariedade
+ Criação de unidades
+ Jogabilidade Online
Resultado: 8,6

Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, antenado! Sua opinião é importante!!! DIVULGUE-NOS!