segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Sega Genesis - Dune: The Battle for Arrakis.

Produtores: Westwood Studios
Distribuidores: Virgin Interactive
Plataforma: Sega Genesis/Megadrive
Licença: Sega
Lançamento: 1993 (Sega Genesis)
Gênero: Estratégia em tempo real (RTS)
Categoria: Games


Um dos primeiros jogos de RTS bem-sucedidos foi Dune, base para outros jogos de RTS como WarCraft, Command & Conquer, Earth 2150, StarCraft e Total Annihilation.
 

O jogo é simples: obtenha recursos, use-os em unidades e veículos militares e meta peia no seu adversário. Para deixar as coisas mais interessantes, seu inimigo pode meter a peia em você do mesmo geito, então pense num bom plano antes de se aventurar pela terra dos derrotados.

O jogo dispõe das seguintes unidades:

O primeiro da imagem é o caminhão de colheita, utilizado para obter recursos. 
Logo na direita temos o MCV, útil para reconstruir o edifícil principal.
Depois o Soldado, unidade inútil, serve para absolutamente nada, nem se
 suicidar ele faz direito, serve para irritar nosso inimigo ou o inimigo usa
 para irritar-nos.
Outro Soldado, agora com Bazooka, menos inútil, porem pode ser atropelado e morto.
A Moto dispõe da mais alta tecnologia de fuga, serve para explorar, nunca para atacar, morre para dois soldados.
O Jipe é a primeira unidade útil, pode causar um dano considerável ao seu inimigo.
Lança-Mísseis, ótima unidade, um míssil pode derrubar o mais durão dos comandantes, mas haja sorte para conseguir atingir, os mísseis são meio... zonzos... acertam em tudo, menos no que você pediu, mas se acertam, vale a pena.
Depois na linha de baixo, o primeiro é o Tanque, melhor que o jipe, forte e resistente, pode atropelar soldados.
O tanque com dois canhões, simplesmente isso.
Transportador, não se pode controla-lo, ele se manda fazer as coisas, mas é util, ele traz suas unidades especiais de lugar a lugar, do nada para sua base, prestes a ser engolido até um lugar seguro... essas coisas.
Esse aviãosinho é a peste, ele é quase impossível de ser derrubado, pode ser derrubado apenas por AA (Anti-Ar).
Radar, serve para aumentar sua visão do mapa.
Míssel ... uuuh distrói coisas.
Devastador, o nome... explica tudo.

A história principal é: 

Imperador Frederico IV da Casa Corrino está desesperado para a colheita da especiaria melange, só encontrado no planeta Arrakis, para pagar toda a sua dívida contraída em guerras intestinas com membros da família. Para conseguir isso, ele agora oferece o governo de Arrakis para a Casa (Atreides, Harkonnen, e Ordos), que oferecer mais dinheiro para ele. Guerra começa quando as três casas chegam em Arrakis.

O jogador pode escolher a casa que tiver o brasão mais "bunitinhu" na sua opinião, não tem muita difereça já que as três casas dispõem das mesmas unidades. Digamos que escolha Astreides, então Ordos e Harkonnen se tornam meus inimigos.

No final, você conquista todo o mapa ao lado, os seus dois inimigos se juntam e lutam contra você na batalha final, se vencer, você vê um filmezinho legal.












Na imagem ao lado, temos o lugar de onde se tira os recursos.

















Este é o lugar onde se pode construir.
A areia, as dunas, a rocha e o negoçu vermelho são lugares onde é possível a locomoção, não se pode andar nas montanhas.

Existe ainda mais um elemento, o papa unidade. É um bixo que fica andando abaixo do solo, na tocaia, esperando você entrar na areia. Quando chega perto de qualquer unidade, ele as engole, para se livrar dele é simples: alimente-o com soldados, já que são inúteis.



Esta é a interface do jogo: suas unidades, construções, recursos disponíveis (canto acima na direita), item selecionado (logo abaixo), inter seleção (construção ou unidade selecionada disponibilizada pelo item selecionado, mostra progresso de construção) e o mini mapa.

Como pode-se ver, as construções devem ser feitas uma conectada a outra, nessa conecção é indispensável o gerador de energia (construção com 3 semi-círculos amarelos). Outra construção importante é a Refinaria, ela é uma construção longa, mas é de onde se consegue converter o negoçu vermelho em dinheiro. Por fim a base principal (A que tem um trator), ela é a matriz de todas as construções, sem ela você fica preso no jogo, então vai a dica, essa construção deve ser seu alvo principal se quiser derrotar seu inimigo. Um pequeno detalhe do jogo: os ladrilhos, servem para facilitar a contrução, mas gasta dinheiro, em compensação, sua construção virá com a vida 100%.
Esta é a interface das construções, ao entrar numa construção você verá essa tela, s itens em disposição podem ser construções, unidades ou pesquisas. Os butões Fix e Stop servem espectivamente para consertar a construção, se estiver danificada e parar a produção do item em questão.










Você só pode controlar uma unidade, mas se for inteligente, vai usar a seu favor o meu método: faça uma unidade seguir a outra, certo que, cada unidade pode ter 3 unidades o seguindo, então faça um ir atraz to outro.

Dune 2: The Building of a Dynasty foi renomeado para Dune 2: Battle for Arrakis, na Europa, e para Dune: The
Battle for Arrakis nos EUA, em resumo: é tudo o mesmo jogo.





Para a época, os gráficos estavam muito bons, a história era boa e a interface era melhor ainda, agora nos nossos dias... continua do mesmo geito, dos meus RTS's favoritos, Dune terá um lugar especial na lista.

Veredito:
+ Jogabilidade
+ História
- Casas idênticas
+ Conceito das unidades
+ Efeitos Sonoros e Musicas
Resultado: 8,0

FBT recomenta Dune.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, antenado! Sua opinião é importante!!! DIVULGUE-NOS!